A Páscoa vem chegando e os chocólatras de plantão vão se animando. Mas afinal, o chocolate é mocinho ou vilão?

Postado em Nutrição by Plástica Montenegro

Por Laís de Deus B. Murta

Nutricionista Clínica e Esportiva

São várias as propriedades nutritivas do chocolate, mas sempre com a ressalva de que se trata de um alimento calórico que pode sabotar qualquer dieta. O chocolate contém um composto chamado fenilatilamina, que possui efeitos semelhantes aos das anfetaminas. Acredita-se que em pessoas mais sensíveis, esse composto seja o responsável pelo “vício”, já que talvez não possuam mecanismos eficientes para sua eliminação. Por outro lado, esta mesma substância libera em nosso cérebro dopamina, neurotransmissor relacionado com a sensação de felicidade.

Estudos sugerem que o consumo moderado de chocolate amargo (70% de cacau ou mais) pode prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, por possuir flavonoides, substâncias com propriedades antioxidantes.

Portanto, como tudo na vida, o que vale é a moderação. Mas fica a dica: se consumir chocolate, prefira os mais amargos e não exceda a dose diária de 30g.

CHOCOLATE AO LEITE – É o chocolate que possui maior teor de açúcar.

Porção de 100g

Carboidratos: 59,6g

Gorduras: 30,3g

Calorias: 540 Kcal

CHOCOLATE AO LEITE DIET – Por não conter açúcar, possui mais gordura que o chocolate ao leite, já que ela é adicionada para acentuar o sabor e a textura.

Porção de 100g

Carboidratos: 56,3g

Gorduras: 33,8g

Calorias: 557 Kcal

CHOCOLATE MEIO AMARGO – Este é o melhor, pois possui menor quantidade de açúcares e gorduras, além de conter mais massa de cacau, que confere a ele maior quantidade de antioxidantes.

Porção de 100g

Carboidratos: 32,4g

Gorduras: 29,9g

Calorias: 475 Kcal

CHOCOLATE BRANCO – Apesar de ser chamado de chocolate, este não possui massa de cacau, apenas a gordura. Por isso apresenta alto teor de açúcar e a maior quantidade de gordura e calorias. Além disso, não tem nenhuma propriedade antioxidante.

Porção de 100g

Carboidratos: 50,8g

Gorduras: 35,1g

Calorias: 569 Kcal

Laís de Deus B. Murta
CRN3 – 29040

Nutricionista funcional, especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP e pós- graduanda em Nutrição Funcional pela VP consultoria. Presta serviços de assessoria para empresas, atua na área clínica em consultórios e como personal diet – atendimento personalizado.

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