Importância das fibras

Postado em Nutrição by Plástica Montenegro

Por Claudia Ideguchi

Jornalista

 

As fibras tem um papel muito importante na alimentação, pois eles diminuem a absorção de glicose na corrente sanguínea e mantém o suprimento constante de energia nas células, o que significa que depois de ingerir um alimento que contenha fibras, há uma sensação de saciedade prolongada (as pessoas demoram mais para sentir fome) e um alto nível de energia. As pessoas passam a comer menos e ainda há a vantagem de esses carboidratos complexos ricos em fibras serem pobres em calorias e gorduras.

Mas o que são fibras? Fibras são substâncias da parede celular das plantas que lhe conferem sua estrutura e forma; é o nome que se dá ao esqueleto dos vegetais. Ao contrário da maior parte dos vegetais, as fibras não são absorvidas ou digeridas pelo organismo humano.

Os alimentos mais ricos em fibras são os cereais integrais, como trigo, a aveia e outros cereais, os vegetais, as leguminosas (feijão, grãos e lentilhas), as frutas frescas e os frutos secos. Existem duas variedades de fibras: as solúveis e as insolúveis. Os produtos vegetais normalmente contém as duas em quantidades e combinações diferentes, pois ambas tem funções específicas para desempenhar no corpo humano.

Fibras solúveis: Presente na maioria das frutas e legumes (além da linhaça), a fibra solúvel se dissolve numa forma viscosa de consistência gelatinosa e tem a função de capturar o LDL (O “mau” colesterol) e removê-lo. Isso é ótimo porque níveis elevados de LDL estão relacionados com um alto risco de doenças cardíacas. Pessoas que sofrem de diabetes também são beneficiadas pelas fibras solúveis, pois elas ajudam o corpo a estabilizar o nível de açúcar no sangue depois de uma refeição mais pesada.

Fibras insolúveis: Conhecidas como celulose, elas não se dissolvem em água e tem a função de reter líquidos. Isso torna as fezes mais densas e macias, e aumenta a pressão sobre a parede intestinal estimulando as contrações e aceleramento do percurso das fezes pelo sistema excretor. Essas fibras insolúveis são essenciais na prevenção e no tratamento de problemas gastrointestinais, pois ajuda as pessoas a manterem a regularidade da atividade intestinal, evitando a constipação. Quem quer perder peso acaba se beneficiando com elas, pois geram uma sensação de saciedade. Exemplos de alimentos que contenham as fibras insolúveis são: lentilhas, batata doce, espinafre, figos secos, farelo de cereais, cevada e folhas em geral.

Infelizmente, a dieta atual das pessoas tem uma carência muito grande em fibras em decorrência do consumo exacerbado de alimentos industrializados, faltando de forma substancial alimentos como vegetais e frutas. A vida das pessoas é atribulada e muito corrida, portanto encaixando determinados alimentos durante as refeições, as fibras tornam-se aliadas para uma vida mais saudável.

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