Sal: o maior causador de inchaço

Postado em Nutrição by Plástica Montenegro

Por Claudia Ideguchi

Jornalista

Uma das maiores queixas das mulheres de todo planeta é o inchaço do corpo. Apesar de ser característica do organismo feminino, tem origens diversas e, quando detectadas, são relativamente fáceis de resolver. Uma delas é o consumo excessivo de sal, que provoca retenção de líquidos e, consequentemente, a terrível sensação de peso e inchaço. Uma das soluções para esse sintoma tão incomodo é a reeducação alimentar.

Mas pode ser um pouco difícil para as brasileiras, já que o consumo diário de sódio está duas vezes e meia acima do limite preconizado pela OMS – Organização Mundial de Saúde, segundo apontam pesquisas da Faculdade de Saúde Pública da USP.

O consumo de sódio é importante para o bom funcionamento do corpo, mas de forma moderada. É ele que evita a desidratação, entre outras funções, porque equilibra o volume de líquidos do organismo. Mas o consumo excessivo pode, além de provocar o inchaço, gerar problemas maiores de saúde como problemas renais e no estômago, além do aumento da pressão arterial.

Por isso, todo cuidado com a ingestão de sal é pouco. O sódio é normalmente adicionado a alimentos industrializados, porque melhora o sabor e ajuda a conservar a comida, além de ter efeito bactericida.

Uma boa dica é temperar os alimentos com produtos alternativos. Ervas frescas ou secas, cebola, cebolinha e salsinha, por exemplo, podem ser boas escolhas. Elas “salgam” a comida e dão um sabor diferenciado. Acrescente também ao cardápio frutas, verduras e legumes e opte por refeições caseiras sempre que possível.

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