Você sabe o que comer antes, durante e após o exercício físico?

Postado em Nutrição by Plástica Montenegro

Por Laís de Deus B. Murta

Nutricionista Clínica e Esportiva

Que uma alimentação equilibrada é importante para saúde você já deve saber. Mas, quando o assunto é exercício físico, ela pode ser determinante para que você alcance seus objetivos, seja perder aquela gordurinha ou mesmo aumentar a massa muscular. Bem alimentado, o corpo responde melhor aos estímulos da atividade física.

PRÉ-TREINO

Uma alimentação pré-treino deve ser rica em carboidratos de boa qualidade, ou seja, carboidratos integrais, ricos em fibras. Os carboidratos são os principais nutrientes que fornecem energia, mas fuja dos refinados (açúcares, doces, pães brancos, farinha branca).

Sugestão 1 (exercícios aeróbios): Banana amassada com cacau, canela e farelo de aveia.

Sugestão 2 (exercícios de força): Sanduíche com pão integral, patê de atum com abacate e  suco de uva integral.

DURANTE O TREINO

Durante treinos extenuantes, com duração maior que 2 horas, é recomendado que se realize a reposição de carboidratos, já que os níveis de energia vão caindo conforme o esforço. Essa reposição pode ser feita através de bebidas isotônicas, géis de carboidratos, água de coco, etc. Mas se seu objetivo for perder peso ou se sua atividade tiver uma duração menor, não há necessidade desta reposição. Beber água a cada 15 minutos de treino é mais do que suficiente.

PÓS-TREINO

Após o exercício, seu organismo estará “desesperado” por nutrientes, a fim de reparar os danos musculares provocados pelo exercício. Esta refeição deve conter um pouco de carboidrato, para recuperar os estoques de energia, e proteínas, já que elas serão os “tijolinhos” que serão utilizados na reconstrução do músculo lesado. Se você quiser perder peso, espere meia hora para realizar seu lanche.

Sugestão 1 (exercícios aeróbios): Vitamina com leite de soja light, framboesas congeladas, quinoa em flocos e mel.

Sugestão 2 (exercícios de força): Batata doce assada com alecrim e omelete com 2 ovos, tomate, cebola e salsinha com um fio de azeite extra virgem.

Laís de Deus B. Murta
CRN3 – 29040

Nutricionista funcional, especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP e pós- graduanda em Nutrição Funcional pela VP consultoria. Presta serviços de assessoria para empresas, atua na área clinica em consultórios e como personal diet – atendimento personalizado.

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