Plástica Montenegro

Cirurgias Plásticas

Correção do Contorno Corporal

Lipoescultura/ Lipoaspiração/Enxerto de gordura

Nessa técnica o corpo é encarado de uma maneira artística. A gordura retirada de determinadas regiões pode ser colocada em outras partes que estejam precisando de algum preenchimento. A lipoescultura é realizada com uma pequena incisão, por onde é introduzida uma cânula que, ligada a um lipoaspirador, retira células de gordura armazenando-as num recipiente. Tais células de gordura são passadas por um processo (químico) de limpeza, filtradas e injetadas, através de seringas especiais, nas regiões onde há depressão e má definição corporal As células gordurosas são colocadas em contato com as células vivas, reduzindo a sua reabsorção, ou seja a célula implantada permanecerá viva para sempre Atualmente, a prática mais comum é a associação de uma lipoaspiração a uma lipoescultura, que confere um resultado de qualidade estética muito superior.

Para explicar melhor, falemos em números: hipoteticamente, se uma paciente possui 100 células gordurosas na coxa e 1000 células gordurosas no culote, caso ela engorde 1g para cada célula, a coxa irá aumentar 100g e o culote 1 kg. Desta maneira, o médico deve distribuir estes reservatórios de gordura, para que o contorno corporal desta paciente seja proporcional. Vamos supor então, que o cirurgião retire 800 células de gordura do culote e enxerte 100 células na coxa. O resultado será 200 células para o culote e 200 para a coxa e, desta maneira, se a paciente engordar ou emagrecer, será igual para estas duas partes, proporcionando um equilíbrio estético do corpo.

Por resolução da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o máximo de gordura retirada permitido na lipoescultura deve ser de 7% de todo o peso corporal, mesmo que haja a retirada de gordura de diversas partes do corpo ao mesmo tempo. Entretanto, caso haja necessidade, o médico pode indicar que o procedimento seja realizado em mais de uma etapa, realizando um intervalo de aproximadamente três meses entre cada uma.

Apesar de a lipoaspiração e a lipoescultura retirarem a gordura localizada, a grande diferença entre elas é o fato de que apenas a lipoescultura repõe ou enxerta parte da gordura aspirada em outras áreas que precisam de preenchimento, como glúteos, vincos da face, boca, áreas de depressão no corpo.

Médico Responsável: CRM 51.769 | REQ: 14693