Quando a flacidez é muito acentuada na região do culote é indicada a dermolipectomia lateral da coxa. O cirurgião plástico faz uma incisão horizontal na região do quadril, por onde ele retira o excesso de pele.
O culote surge, principalmente nas mulheres, durante a puberdade. Nessa fase a menina, por causa das mudanças hormonais, sofre alterações no formato de seu corpo e é quando pode aparecer o culote.
Em geral, até os 18 anos, ele permanece na posição inicial, mas depois dos 20, ocorre uma discreta queda, causando uma projeção maior dele em seu novo local e originando uma depressão em seu local de origem.
Quando o culote é pequeno, a depressão também é pequena, não sendo necessário enxerto de gordura na região. Nos culotes de tamanho médio e grande, entretanto, é quase uma imposição fazer um enxerto de gordura na parte superior, para dar um contorno harmonioso no quadril e na parte lateral da coxa.
O maior problema que se encontra para atingir um resultado satisfatório na lipoaspiração de culote está relacionado ao grau de flacidez da pele. Quanto maior a flacidez, maior a chance de ser necessário um pequeno retoque.
Quer saber realmente a melhor maneira de descobrir as respostas relacionadas à lipoaspiração de culote?
Agende uma consulta com o cirurgião plástico. Ele é a pessoa mais qualificada para analisar o seu caso, porque cada organismo responde de maneiras diferentes aos procedimentos de cirurgia plástica, cirurgia estética e tratamento dermatológico. O cirurgião plástico é quem encontra a melhor forma de solucionar a sua queixa, desconforto ou constrangimento em relação a sua aparência. É no consultório que todas as dúvidas são esclarecidas, além de ser o lugar em que paciente e cirurgião plástico chegam num consenso sobre a cirurgia plástica escolhida, as melhores técnicas, as precauções, se é recomendada realmente a cirurgia. Mas se a sua pergunta sobre determinada técnica não for pessoal e puder ser respondida via e-mail, estamos dispostos a respondê-la por meio do endereço: [email protected]
- 1) Em que tipo de paciente a lipoaspiração é o tratamento ideal?
O paciente ideal é o que encontra-se com o peso próximo ao adequado para sua altura tipo físico e idade e que apresente alterações de distribuição de gordura localizada. Quanto mais elástica e mais resistente a pele, melhor o resultado.
- 2) A lipoaspiração pode ser feita em qualquer região do corpo?
Os locais mais comuns em que ocorre gordura localizada são : face,braços, dorso, pernas, flanco, abdômen e glúteos.
A lipoaspiração não deve ser realizada em regiões de articulação e próximas de nervos, artérias e veias.
- 3) Que tipo de anestesia pode ser usada na lipoaspiração?
Depende da superfície e da quantidade de gordura que será aspirada, nas lipoaspirações pequenas pode ser anestesia local ou peridural,raqui ou geral nas lipoaspirações maiores.
- 4) Qual o tamanho das cicatrizes e onde ficam localizadas?
As cicatrizes são pequenas aproximadamente 5mm e geralmente em regiões escondidas. A utilização de protetores da pele durante a cirurgia proporcionam cicatrizes de alta qualidade, quase imperceptíveis.
- 5) Qual o tempo de cirurgia de lipoaspiração?
Depende da dimensão da lipo com duração de 1 a 4 horas.
- 6) Pode-se utilizar cola no orifício (cicatriz) da lipo?
Sim, a utilização de cola cirúrgica é uma boa opção.
- 7) Quanto tempo de internação?
Quando realizada com anestesia local não necessita internação, em outros casos de 6 a 24 horas.
- 8) É necessário usar dreno?
Não, alguns cirurgiões indicam em lipoaspirações grandes.Nós não utilizamos.
- 9) É necessário usar dreno?
Sim de 15 a 30 dias para reduzir a incidência de irregularidades e fibroses.
- 10) É dolorido o pós-operatório?
A queixa de dor varia de paciente para paciente, mas de qualquer maneira a utilização de antiinflamatórios e analgésicos tornam o pós-operatório confortável.
- 11) Existe alteração de sensibilidade no local operado?
É comum a diminuição da sensibilidade no local devido ao inchaço nos nervos da região, mas volta gradativamente ao normal com o tempo.
- 12) Como é o pós-operatório?
Ao término da cirurgia o resultado do novo perfil do corpo já pode ser observado. Após algumas horas se inicia o processo de inchaço que esconde o resultado.
Durante as 3 primeiras semanas grande parte deste inchaço desaparece podendo-se visualizar aproximadamente 60% do resultado com mais 30 dias uns 20% o resultado aparece e os 20% restantes aparecem entre o 4 e o 5 mês do pós-operatório.
- 13) Com quanto tempo pode ou devem ser retirados os pontos?
Geralmente em torno do 7º dia do pós-operatório.
- 14) Com quanto tempo obtemos o resultado final?
Varia de paciente para paciente em torno de 4 a 6 meses.
- 15) Com quanto tempo posso retomar as atividades físicas?
Varia de paciente para paciente e do pote da lipo, a volta ao trabalho geralmente 7 a 14 dias e os exercícios físicos em torno de 2 meses.
- 16) A lipoaspiração pode trazer complicações?
Não é comum, mas as possíveis são o hematoma, o seroma, a trombose e podem ser minimizadas com uma avaliação pré-operatória minuciosa.
- 17) Posso associar a lipoaspiração a outra cirurgia plástica?
Sim a associação da lipoaspiração à dermolipectomia ou prótese de mama.
- 18) Haverá alteração na lipoaspiração no caso de gravidez?
A lipoaspiração não é alterada pela gravidez, o que altera o resultado é se a paciente engordou mais ou menos, o que depende exclusivamente de seus hábitos alimentares.
- 19) É recomendável fazer drenagem linfática durante o pós-operatório?
Sim a drenagem linfática diminui o inchaço e o desconforto após a cirurgia. Ela deve ser iniciada com mais ou menos no 5º dia do pós- operatório, com no mínimo de 10 sessões em dias alternados isto irá reduzir a incidência de fibrose.
- 20) Por que é utilizado o ultrassom no pós-operatório de lipoaspiração?
O ultrassom é aplicado para melhorar a cicatrização pós-operatória, acelerar a diminuição do inchaço e ondulações eventuais reduzindo a incidência de fibrose. Ele tem uma ação anti-inflamatória.
- 21) O que é uma “Minilipo” – HLPA – “Lipo light”?
A “Minilipo” nada mais é do que uma lipo realizada por partes geralmente feita em consultórios com anestesia local.
O resultado depende do local e da quantidade de gordura que será retirada.
- 22) O que é Hidrolipoaspiração?
Hidrolipoaspiração ou simplesmente hidrolipo é a técnica de lipoaspiração onde é realizada a infiltração de um líquido com medicamentos na gordura onde vai ser aspirada, diminuindo o sangramento, o que acelera a recuperação.