MONTENEGRO - Cirurgia Plástica

Prótese de Glúteos

Implante de glúteo / gluteoplastia / elevação de bumbum

No país do carnaval, todos procuram a forma ideal e o contorno perfeito. Para os que desejam maior projeção glútea e quadris mais definidos, a cirurgia de implante de prótese de glúteo é a resposta. Ela pode ser associada ao enxerto de gordura e proporcionar um resultado muito natural. Além do aumento, pode-se realizar a elevação do glúteo e tratar a flacidez. É muito comum o cirurgião plástico efetuar os três procedimentos juntos: enxerto de gordura, inclusão de prótese e elevação de glúteo.

Os implantes são colocados de tal modo que não se movimentam, e os músculos que os rodeiam vão se esticar acomodando-os confortavelmente ao longo dos meses seguintes. Desse modo, os movimentos musculares não deverão ser afetados.

O pré-operatório do procedimento consiste na realização de todos os exames laboratoriais prescritos pelo médico, na suspensão de medicamentos anticoagulantes – como o ácido acetilsalicílico – e em ter usado cigarro ou consumido bebidas alcoólicas dias antes da cirurgia. Além disso, deve ser realizado jejum absoluto de sólidos e líquidos nas oito horas que antecedem o procedimento. Em caso de gripe ou mal estar, o médico deve ser avisado.

Os resultados do implante de prótese glútea podem ser percebidos imediatamente. É de extrema importância que os cuidados pós-operatórios sejam seguidos à risca.

Próteses de Glúteos - A Cirurgia

A cirurgia é realizada com anestesia peridural ou geral e pode levar aproximadamente duas horas. O tempo de internação é de 24 horas.

Existem diversas posições para o implante das próteses de glúteos, e elas variam de acordo com a aparência desejada. Os melhores resultados geralmente são os dos procedimentos intramuscular e subfascial de aumento. A primeira consiste na criação de uma bolsa dentro do músculo glúteo máximo. Já na segunda, a bolsa é criada sob a fáscia – membrana de tecido que cobre a parte superior do músculo. Em qualquer uma das duas, o implante é protegido por tecidos e fibras, o que dá uma aparência natural e visualmente agradável.

Prótese de Glúteo - Procedimentos intramuscular e subfascial

Uma incisão é feita através da pele, ao longo de uma linha pré-marcada na parte superior do sulco intraglúteo – linha que se estende entre as nádegas. Então, um corte horizontal abaixo das camadas de pele é cuidadosamente feio.

Prótese de Glúteo - CauterizadorPrótese de Glúteo - Linha da incisãoPrótese de Glúteo - CortePrótese de Glúteo - Abertura para a prótese

As imagens abaixo mostram a colocação intramuscular de implante. Um corte na fáscia é cuidadosamente feito. A bolsa é então formada dentro do músculo, e é cerca de meia polegada maior do que o tamanho do implante.

Prótese de Glúteo - Procedimento de inserção da prótese - Passo 1Prótese de Glúteo - Procedimento de inserção da prótese - Passo 2Prótese de Glúteo - Procedimento de inserção da prótese - Passo 3Prótese de Glúteo - Procedimento de inserção da prótese - Passo 4Prótese de Glúteo - Procedimento de inserção da prótese - Passo 5

Um dreno, que permite a saída de fluido de seu corpo durante a cicatrização, é implantado, e a bolsa é purificada.

Prótese de Glúteo - Inserção do endoscópioPrótese de Glúteo - Inserção do dreno

Os implantes são, então, cuidadosamente inseridos e é garantido um ajuste livre de tensão dentro do músculo. Uma vez posicionados, os implantes são verificados quanto à sua aparência natural e se ambos os lados são simétricos.

Prótese de Glúteo - Inserção da prótese

Por fim, as incisões são fechadas. As internas são suturadas com fios absorvíveis, e a abertura no sulco intraglúteo é fechada por suturas e/ou com adesivo. Finalmente, uma bandagem é colocada após a cirurgia para que haja compressão e suporte.

Prótese de Glúteo - Fechamento da incisão internaPrótese de Glúteo - Fechamento da incisão externaPrótese de Glúteo - Inserção de bandagens

Pós–Operatório

Os resultados do implante de prótese glútea podem ser percebidos imediatamente. É de extrema importância que os cuidados pós-operatórios sejam seguidos à risca.

Nos primeiros dias após a cirurgia, o inchaço resultante do procedimento poderá deixar a pele com um aspecto brilhante, mas isso deverá diminuir dentro de duas semanas e a pele irá recuperar seu aspecto normal. Com a diminuição do inchaço, a área que recebeu o implante será suavizada e ficará ainda mais natural.

O uso da malha de compressão é obrigatório no período de três a quatro semanas após o procedimento, ou segundo a prescrição médica. Ela reduz o inchaço e previne o acúmulo de líquido, melhorando a circulação sanguínea e dando suporte aos novos contornos de suas nádegas durante a cicatrização.

O uso de compressão é obrigatório por, no mínimo, 35 dias, ou pelo período estipulado pelo médico. Esta malha auxilia na redução do edema e evita a formação de líquido, oferecendo suporte e conforto no processo de cicatrização.

Prótese de Glúteo - Malha de compressãoPrótese de Glúteo - Resultado

É necessário dormir de bruços e evitar permanecer sentado, tanto quanto possível, pelo período de duas a quatro semanas após a cirurgia. Pode-se esperar rigidez e inchaço nas nádegas e nas regiões próximas, resultado da incisão e dos tecidos sendo esticados durante a operação. Para o caso de dor, o cirurgião prescreverá analgésicos específicos. Os drenos serão removidos entre cinco a sete dias depois do procedimento, e os pontos, após uma ou duas semanas.

Prótese de Glúteo - Antes e depois

Embora a sensação de bem-estar seja suficiente para retornar ao trabalho e às atividades normais em duas a quatro semanas após o procedimento, os exercícios físicos para as pernas devem ser evitados durante aproximadamente um mês e meio.

Quer saber realmente a melhor maneira de descobrir as respostas relacionadas ao implante de glúteo?

Agende uma consulta com o cirurgião plástico. Ele é a pessoa mais qualificada para analisar o seu caso, porque cada organismo responde de maneiras diferentes aos procedimentos de cirurgia plástica, cirurgia estética e tratamento dermatológico. O cirurgião plástico é quem encontra a melhor forma de solucionar a sua queixa, desconforto ou constrangimento em relação a sua aparência. É no consultório que todas as dúvidas são esclarecidas, além de ser o lugar em que paciente e cirurgião plástico chegam num consenso sobre a cirurgia plástica escolhida, as melhores técnicas, as precauções, se é recomendada realmente a cirurgia. Mas se a sua pergunta sobre determinada técnica não for pessoal e puder ser respondida via e-mail, estamos dispostos a respondê-la por meio do endereço: [email protected]

  • 1) Qual é o limite para o aumento do bumbum?
    O glúteo não é uma área tão distensível quanto a mama, porque a pele é menos elástica e a camada muscular e a adiposa são muito maiores e mais grossas. Por esse motivo não é possível ter uma variedade de aumento e de formato muito grande. Além disso, o limite de aumento depende da harmonia que o “novo” glúteo vai compor com o resto do corpo da paciente.
  • 2) A cicatriz da gluteoplastia é muito perceptível?
    Não. Felizmente este tipo de cirurgia permite que a cicatriz seja disfarçada. Ela fica no sulco interglúteo, na prega natural entre as nádegas e tem em torno de 7 centímetros.
  • 3) Há possibilidade da minha cicatriz ficar visível?
    Há pacientes com tendência à cicatrização hiopertrófica, ou seja, a cicatriz fica elevada, semelhante a um queloide. Mas esse supercrescimento do tecido tende a regredir espontaneamente. Outro problema pode ser a formação de queloide propriamente dito. Durante a primeira consulta o cirurgião plástico pode prever essa tendência, ao fazer um questionário sobre a vida clínica pregressa e características familiares. O local da cicatriz da gluteoplastia raramente apresenta problemas desse tipo.
  • 4) Se eu tiver algum problema com a cicatrização há como corrigi-lo?
    Existem vários recursos que podem melhorar a situação da cicatriz, tanto cirúrgicos quanto clínicos, mas têm de ser feitos no tempo certo. Não se preocupe, entretanto, com o período inicial do pós-cirúrgico, no qual a maturação da cicatriz ainda não começou a evoluir.
  • 5) Como ficará a forma e a consistência do meu glúteo após a cirurgia?
    Após a colocação das próteses, as nádegas terão seu volume aumentado e ocorrerá uma melhora na consistência e forma, porque ficarão com o aspecto “durinho e empinado” que toda mulher deseja.Sem deixar de obedecer à harmonia natural formada pelo tamanho do tronco e pernas.
  • 6) Posso escolher o tamanho e o formato da minha prótese?
    O cirurgião plástico e o paciente entrarão em um consenso quanto a prótese ideal a ser colocada, cada caso requer um estudo para que o resultado final fique equilibrado e harmônico.
  • 7) A prótese de silicone pode estourar?
    Se o paciente seguir corretamente as orientações do médico, não. O silicone utilizado atualmente para cirurgias desse tipo é de alta tecnologia, portanto muito mais resistente.
  • 8) O resultado final é imediato?
    Não. Nenhuma cirurgia plástica apresenta os resultados finais ao final do procedimento. Apesar disso, a gluteoplastia permite que se tenha uma noção muito boa imediatamente de como ficará o bumbum após os 6 meses de espera para a forma definitiva.
  • 9) Eu sentirei muita dor após a gluteoplastia?
    Nos primeiros dias é normal sentir dores musculares na área trabalhada, mas nada que não possa ser controlado com analgésicos e antiinflamatórios.
  • 10) Há riscos nesse tipo de cirurgia?
    Toda a cirurgia plástica, assim como qualquer procedimento cirúrgico envolve um risco. Este risco é minimizado quando os pré-requisitos de segurança são respeitados.
  • 11) Que tipo de anestesia é utilizado na gluteoplastia?
    Depende da necessidade do paciente. Pode ser utilizada a peridural ou a geral. O anestesista e o cirurgião escolherão a ideal para você.
  • 12) Quanto tempo dura a cirurgia e a internação?
    A cirurgia não passa de uma hora e meia e o paciente permanece internado pelas próximas 24 horas.
  • 13) É necessário retirar os pontos?
    Não, porque nesse tipo de cirurgia são utilizados pontos absorvíveis.
  • 14) Vou precisar usar dreno?
    Sim, mas somente por 2 dias. O dreno é utilizado para evitar o acúmulo de secreções ao redor da prótese.
  • 15) Em quanto tempo poderei tomar banho?
    No dia seguinte. Não há restrições quanto ao banho no pós-cirúrgico, somente se recomenda a utilização de sabonete neutro.
  • 16) Quando poderei voltar a me exercitar?
    Exercícios como musculação e ginástica podem voltar a ser praticados dentro de um mês. Deve-se evitar, porém, os esportes de contato por mais algum tempo. O cirurgião plástico deverá orientá-lo bem quanto a isso, já que depende da recuperação de cada paciente.
  • 17) Quanto tempo dura a cirurgia e a internação?
    Na verdade não existe a chamada rejeição da prótese, já que o silicone utilizado na sua produção é inerte à produção de anticorpos. O corpo não o reconhece como um “inimigo”. Há casos em que ocorre uma retração exagerada da cápsula fibrosa do organismo. Isto significa que a região fica endurecida além do normal. Caso isso aconteça, a prótese é retirada. O cirurgião plástico e o paciente devem, então, decidir sobre a possibilidade da colocação de próteses menores e fazer uma nova tentativa.
  • 18) Quanto tempo dura a cirurgia e a internação?
    O desenvolvimento tecnológico do silicone cirúrgico e da própria cirurgia aumentou o tempo de permanência com a mesma prótese para cerca de 30 anos. Uma nova cirurgia precisa ser feita sim, mas será feito um corte na mesma cicatriz da anterior.
  • 19) Quanto tempo dura a cirurgia e a internação?
    Sim. É comum que se associe a cirurgia plástica do glúteo à lipoaspiração, por exemplo. Tudo vai depender da conveniência da associação, que será estudada pelo cirurgião plástico.
Especificações
  • Anestesia: local com sedação ou peridural
  • Duração da cirurgia: entre 2 a 5 horas
  • Tempo de internação: entre 12 e 24 horas
  • Pré-operatório: realização de exames laboratoriais e suspensão do uso de medicamentos como, por exemplo, anticoagulantes
  • Pós-operatório: uso de curativo e malha compressiva
  • Tempo de recuperação: repouso absoluto nos primeiros dias após a cirurgia. As atividades normais podem ser retomadas entre uma semana e dez dias.
Consulta e informações

(011) 5539-1811

Agendar consulta
Montenegro na mídia
Veja Mais
Montenegro Cultural
Montenegro Cultural

O espaço destinado à difusão e estímulo da cultura, sobretudo quando é divulgada por meio das artes e da ciência - o projeto é desenvolvido e mantido pela Clínica Montenegro.

Bela Ação
Bela Ação

Como a missão de apoiar e dar visibilidade a Organizações Não Governamentais (ONGs) de pequeno porte, alavancando o desenvolvimento dos trabalhos à comunidade - o projeto é desenvolvido e mantido pela Clínica Montenegro.Saiba mais