MONTENEGRO - Cirurgia Plástica

Blefaroplastia

Cirurgia das pálpebras

Os olhos são o destaque da expressão facial e o espelho da personalidade das pessoas. A partir dos 30 anos, é nos olhos que surgem os primeiros sinais do envelhecimento, o que dá ao rosto um aspecto sério e cansado. A blefaroplastia – ou cirurgia das pálpebras – é a solução que existe para apagar e corrigir estes sinais.

Na cirurgia, é feita a retirada do excesso de pele e das bolsas de gordura, responsáveis pelo ar envelhecido e triste do olhar. Ela pode ser realizada na pálpebra superior ou inferior. O resultado? Um rosto rejuvenescido, sem a sensação de peso e cansaço das pálpebras e com uma aparência mais suave.

Além do estético, o procedimento também possui um caráter funcional, já que existem casos em que a pele das pálpebras diminui o campo de visão da pessoa. Nestes casos, a retirada do excesso de pele é fundamental para a melhoria na qualidade de vida do paciente.

O pré-operatório do procedimento consiste na realização de todos os exames laboratoriais prescritos pelo médico, na suspensão de medicamentos anticoagulantes – como o ácido acetilsalicílico e na suspensão do uso de cigarro e consumo de bebidas alcoólicas dias antes da cirurgia. Além disso, deve ser efetuado jejum absoluto de sólidos e líquidos nas oito horas que antecedem o procedimento. Em caso de gripe ou mal estar, o médico deve ser avisado.

O inchaço irá desaparecer nos primeiros cinco dias do pós-operatório, e os hematomas, entre dez a doze dias. O resultado final estético é visível de sete a dez dias após a cirurgia. Recomenda-se evitar atividades pesadas, como a prática de exercícios ou levantamento de peso, por pelo menos duas semanas após o procedimento.

través de um corte que segue o contorno natural da pálpebra superior e de uma pequena incisão abaixo dos cílios (na pálpebra inferior), o excesso de pele e as bolsas de gordura são retirados. O procedimento é rápido e na maioria dos casos as cicatrizes não são visíveis, pois ficam escondidas sob a prega natural dos olhos e nos cílios. A cirurgia pode ser feita com anestesia local com sedação e o tempo de internação é de meio período.

Existem várias técnicas diferentes para alterar a aparência dos olhos, mas a técnica cirúrgica padrão envolve a remoção ou redistribuição dos depósitos de gordura.

blefaroplastia - deposito de gordurablefaroplastia - remoção

Em todas elas, os excessos de pele e músculo das regiões das pálpebras superiores e inferiores são retirados. Estas áreas podem ser tratadas separadamente ou em conjunto. O cirurgião plástico pode determinar qual o tratamento mais adequado para cada caso.

Blefaroplastia das pálpebras superiores

A duração da cirurgia varia entre uma ou duas horas e depende da extensão do tratamento. Antes de iniciar o procedimento, a área a ser tratada é limpa e um anestésico é administrado.

blefaroplastia - duração

As linhas das incisões são então desenhadas para seguirem os contornos naturais das pálpebras, deixando assim as cicatrizes mais imperceptíveis.

blefaroplastia - linha de corteblefaroplastia - linha de corte 2

Traçadas as linhas, uma incisão é feita na prega das pálpebras superiores. Depois, uma camada de excesso de pele da região é removida, expondo o músculo subjacente.

Em alguns casos, retira-se uma pequena faixa de músculo das pálpebras superiores, expondo as camadas seguintes. São feitas pequenas incisões no septo orbital (membrana fina,que se estende entre as camadas de músculo e gordura), para acessar os dois depósitos de gordura. Depois, uma porção de cada depósito é removida para diminuir as bolsas da pálpebra. A porção restante é recolocada na abertura. As incisões são então fechadas com pontos – absorvíveis ou não.

blefaroplastia - corte abertoblefaroplastia - corte - remoção de gordura
blefaroplastia - costurablefaroplastia - costura

Blefaroplastia das pálpebras inferiores (externa)

A incisão é feita na prega da pálpebra inferior, para que a cicatriz fique escondida nos contornos naturais do olho. A gordura orbital é exposta e o excesso é retirado, diminuindo a aparência das bolsas e inchaços nas pálpebras. Após a cauterização da gordura orbital restante, ela é recolocada no lugar. Se também há excesso de pele, ele é retirado e a incisão é fechada.

blefaroplastia - linha de corteblefaroplastia - tesoura cirugica
blefaroplastia - remoção da gordurablefaroplastia

Blefaroplastia das pálpebras inferiores (interna)

As pálpebras inferiores são cuidadosamente afastadas do globo ocular com um retrator para expor a conjuntiva. Os olhos são devidamente protegidos durante o procedimento. Então, uma pequena incisão na conjuntiva é feita, guiando um dispositivo cauterizador, expondo os três depósitos de gordura orbital.

blefaroplastia - costurablefaroplastia - costurablefaroplastia - costura

Pós–Operatório

O inchaço irá desaparecer no período de cinco dias ou menos e os hematomas, entre dez a doze dias. O resultado final estético é visível de sete a dez dias após a cirurgia. Recomenda-se evitar atividades pesadas, como a prática de exercícios ou levantamento de peso, por pelo menos duas semanas após o procedimento.

As cicatrizes podem ficar levemente avermelhadas, porém permanecem escondidas pelos contornos das pálpebras e desaparecem dentro de alguns meses, até ficarem linhas brancas muito finas. Entretanto, o clareamento e amaciamento completo da cicatriz levam de seis meses a um ano. Com o tempo, a cicatriz permanente torna-se uma linha imperceptível escondida nos contornos das pálpebras. Os resultados são duradouros e a cirurgia mantém a aparência dos olhos revitalizada por muitos anos, mesmo com o envelhecimento constante da pele.

blefaroplastia - pós operatorioblefaroplastia - pós operatorio
blefaroplastia - pós operatorioblefaroplastia - pós operatorio
blefaroplastia - antes e depois

Quer saber realmente a melhor maneira de descobrir as respostas relacionadas sobre blefaroplastia, cirurgia plástica de pálpebras?

Agende uma consulta com o cirurgião plástico. Ele é a pessoa mais qualificada para analisar o seu caso, porque cada organismo responde de maneiras diferentes aos procedimentos. O cirurgião plástico é quem encontra a melhor forma de solucionar a sua queixa, desconforto ou constrangimento em relação a sua aparência. É no consultório que todas as dúvidas são esclarecidas, além de ser o lugar em que paciente e cirurgião plástico chegam num consenso sobre a cirurgia plástica escolhida, as melhores técnicas, as precauções e se de fato a cirurgia é recomendada. Mas se a sua pergunta sobre determinada técnica não for pessoal e puder ser respondida via e-mail, estamos dispostos a respondê-la por meio do endereço: [email protected]

Especificações
  • Idade recomendada: a partir dos 30 anos
  • Anestesia: local com sedação
  • Duração da cirurgia: de 1 a 2 horas
  • Tempo de internação: entre 12 e 24 horas
  • Pré-operatório: realização de exames laboratoriais e suspensão do uso de medicamentos como, por exemplo, anticoagulantes
  • Pós-operatório: curativo durante 2 a 3 horas e uso de colírio para proteger o olho
  • Tempo de recuperação: entre 7 e 10 dias
Consulta e informações

(011) 5539-1811

Agendar consulta
Montenegro na mídia
Veja Mais
Montenegro Cultural
Montenegro Cultural

O espaço destinado à difusão e estímulo da cultura, sobretudo quando é divulgada por meio das artes e da ciência - o projeto é desenvolvido e mantido pela Clínica Montenegro.

Bela Ação
Bela Ação

Como a missão de apoiar e dar visibilidade a Organizações Não Governamentais (ONGs) de pequeno porte, alavancando o desenvolvimento dos trabalhos à comunidade - o projeto é desenvolvido e mantido pela Clínica Montenegro.Saiba mais