MONTENEGRO - Cirurgia Plástica

Rejuvenescimento Facial

Plástica facial / lifting / rejuvenescimento facial / ritidoplastia

A identidade humana é determinada, primeiramente, pelo rosto – sua estrutura, aparência e expressões. As alterações que afetam a aparência do rosto, determinadas pela idade, podem fazer com que o indivíduo sinta que sua identidade mudou ao longo do tempo. Essas mudanças podem ocorrer nas regiões alta, média e baixa da face. No entanto, as do terço inferior geralmente são as mais aparentes. As modificações incluem o desenvolvimento de linhas profundas nas bochechas e em torno da boca, flacidez e excesso de pele nas bochechas, linha da mandíbula, pescoço e dobras ao redor do pescoço. O lifting facial pode ajudar a diminuir rugas profundas, papadas, flacidez e dobras do pescoço, restaurando uma aparência mais firme e jovem. O procedimento é indicado, geralmente, para pacientes na faixa dos 45 aos 55 anos.

A cirurgia de rejuvenescimento facial é indicada para pessoas que apresentam envelhecimento intenso ou desproporcional à idade. Seu objetivo é eliminar as características que denotam o envelhecimento, que podem ser:

  • Queda das pálpebras;
  • Queda das sobrancelhas;
  • Pronunciamento do sulco naso-geniano;
  • Alongamento do nariz;
  • Queda da ponta do nariz;
  • Alongamento do lóbulo da orelha;
  • Acúmulo de gordura nas laterais do queixo;
  • Esmaecimento do contorno do lábio;
  • Inversão do lábio superior;
  • Apagamento do filtro do lábio superior;
  • Rugas e sulcos.

Quando todas as características são tratadas simultaneamente o resultado final é muito eficiente, rejuvenescendo a face do paciente em até dez anos, em muitos casos.
Veja os tipos de procedimentos:

Lifting Frontal

Esse tipo de lifting é feito apenas na parte superior da face, englobando a testa e as sobrancelhas. Existem duas técnicas que podem ser utilizadas neste tipo de operação.

A técnica fechada consiste em uma pequena incisão no couro cabeludo. Através dela, consegue-se tratar a musculatura da testa, elevar a ponta nasal, elevar as sobrancelhas e corrigir sulcos e rugas da testa. Pode ser feito individualmente, mas é geralmente associado com o preenchimento, que corrige sulcos e age como elemento de sustentação.

A técnica aberta é indicada nas situações de testa curta e consiste em um corte no couro cabeludo, tratando a região esperada e, também, aumentando o tamanho da testa.

Lifting frontal aberto

Esta técnica envolve a realização de incisões de orelha a orelha em torno da região coronal da cabeça. O procedimento envolve, em geral, a remoção do excesso de pele solta, bem como a interrupção da atividade e função muscular.

Um lifting frontal aberto pode durar cerca de uma a três horas, dependendo da extensão do tratamento, e pode ser realizado com anestesia local com sedação ou geral. A incisão do procedimento se estende de orelha a orelha, sobre a região coronal da cabeça, que se encontra cerca de seis a oito centímetros atrás da linha de frente (“hairline”) natural. A cicatriz resultante fica escondida pelos cabelos.

lifting frontal - linhas e rugaslifting frontal - corte
lifting frontal - linha cortelifting frontal - pinça
lifting frontal - tesouralifting frontal - abertura
lifting frontal - aberturalifting frontal - reposição
lifting frontal - incisão fechadalifting frontal - antes e depois

Lifiting frontal fechado

Esta técnica envolve a realização de diversas pequenas incisões na linha de frente (“hairline”) ao redor do perímetro da testa. São utilizados instrumentos cirúrgicos muito pequenos para levantar os tecidos faciais da sobrancelha e interromper a atividade e função muscular. Além disso, a sobrancelha pode ser levantada para uma posição mais elevada a fim de rejuvenescer ainda mais a face superior.

O procedimento pode durar cerca de uma a três horas, dependendo da extensão do tratamento, e pode ser feito com o auxílio de anestesia local com sedação ou geral. As incisões utilizadas durante um lifting endoscópico são muito pequenas. Em geral, são realizadas cerca de três a cinco incisões, que se localizam nas regiões do couro cabeludo e da têmpora. As cicatrizes resultantes ficarão escondidas na linha de frente (“hairline”).

lifting frontal fechado - linhas e rugaslifting frontal fechado - lifting coronal
lifting frontal fechado - repartição do cabelolifting frontal fechado - 3 a 5 incisões
lifting frontal fechado - dissecarlifting frontal fechado - incisões
lifting frontal fechado - linhas e levantamento da sobrancelhalifting frontal fechado - antes e depois

Lifiting inferior

Este tipo de lifting rejuvenesce a parte baixa do rosto, alcançando a parte inferior da mandíbula e o pescoço. Este procedimento tem como objetivo elevar os tecidos da face, esticando a pele do rosto e dando um ar mais jovial. É importante lembrar que este tipo de cirurgia não corrige as marcas do envelhecimento na testa ou ao redor dos olhos, nem trata as linhas finas ou as irregularidades de forma e textura da pele. Existem outras técnicas possíveis para tratar estas regiões.

A duração de um lifting facial inferior é de aproximadamente três horas, dependendo da extensão do tratamento e pode ser realizada com anestesia geral ou anestesia local com sedação. Normalmente é feita uma única incisão por dentro da linha do cabelo, que se estende para baixo ao redor do perímetro da orelha e segue novamente para a linha do cabelo atrás da cabeça. As cicatrizes são facilmente escondidas sob a linha do cabelo.

lifting inferior - tecidos do rostolifting inferior - repartição do cabelo
lifting inferior - linha de cortelifting inferior - corte
lifting inferior - abertura do tecidolifting inferior - pele esticada
lifting inferior - remoção do excessolifting inferior - costura
lifting inferior - resultado

Minilifting

O minilifting rejuvenesce a região central do rosto, tratando apenas o terço médio da face e o reposicionamento do pavilhão auricular (orelhas). Com o passar do tempo, as maçãs do rosto também diminuem com a idade e, com esta cirurgia, elas podem ser reposicionadas e acentuadas. As rugas em torno da boca, o lábio superior e os sulcos naso-genianos também podem ser tratados simultaneamente.

A duração de um minilifting é de aproximadamente uma hora e meia, dependendo da extensão do tratamento e pode ser realizada com anestesia geral ou local com sedação. As incisões são feitas logo acima da linha do cabelo e são pequenas – o suficiente apenas para o acesso do endoscópio.

minilifting - áreas de correçãominilifting - lifting do terço médio
minilifting - cirurgia das páslpebrasminilifting - pinça
minilifting - pinça 2minilifting - resultado
minilifting - faixaminilifting - antes e depois

Pós-Operatório

Os pontos e suturas aplicados durante o procedimento são retirados no período de quatro a sete dias. Se um dreno cirúrgico foi utilizado, ele deve ser removido em um dia.

No pós-operatório dos procedimentos listados pode existir a presença de dor, edema e hematomas, em especial na região do tratamento. Será receitada medicação para os casos de dor e são indicadas compressas frias para aliviar edema e hematomas. Além disso, recomenda-se a manutenção da cabeça elevada durante o período de recuperação, o que também auxilia a diminuição dos sintomas.

Embora exista a sensação de estar bem para retornar ao trabalho em uma semana, o edema e os hematomas podem levar algumas semanas para desaparecer completamente. É importante evitar atividades exaustivas, como levantar peso ou exercícios físicos por, pelo menos, duas a três semanas após o procedimento, a fim de dar ao corpo tempo suficiente para a recuperação completa.

Os resultados são imediatamente perceptíveis, mas se tornam mais evidentes em duas a três semanas, conforme o desaparecimento dos hematomas e edema. Porém, vale lembrar que, já que existem diferentes velocidades de recuperação, o tempo do resultado final varia de paciente para paciente. As cicatrizes, apesar de permanentes, ficam ocultas em regiões estratégicas do rosto.

É importante entender que o lifting não irá deter o processo de envelhecimento. Entretanto, ele pode reduzir significativamente a aparência de linhas e rugas, bem como a sobrancelha caída, revitalizando a parte superior da face para os próximos anos.


Especificações
  • Anestesia: local com sedação
  • Duração da cirurgia: de 1 a 2 horas
  • Tempo de internação: entre 12 e 24 horas
  • Pré-operatório: realização de exames laboratoriais e suspensão do uso de medicamentos como, por exemplo, anticoagulantes
  • Pós-operatório: curativo durante 2 a 3 horas e uso de colírio para proteger o olho
  • Tempo de recuperação: entre 7 e 10 dias
Consulta e informações

(011) 5539-1811

Agendar consulta
Montenegro na mídia
Veja Mais
Montenegro Cultural
Montenegro Cultural

O espaço destinado à difusão e estímulo da cultura, sobretudo quando é divulgada por meio das artes e da ciência - o projeto é desenvolvido e mantido pela Clínica Montenegro.

Bela Ação
Bela Ação

Como a missão de apoiar e dar visibilidade a Organizações Não Governamentais (ONGs) de pequeno porte, alavancando o desenvolvimento dos trabalhos à comunidade - o projeto é desenvolvido e mantido pela Clínica Montenegro.Saiba mais